Sistema de contenção onde o muro de concreto não é muito espesso, pois todo o processo de contenção está a cargo de tirantes de aço ancorados no talude, além da superfície prevista de ruptura. Esta ancoragem tanto pode ser em solo como em rocha. Os tirantes além de serem de aço resistentes à corrosão são também recobertos por material que impede seu contato com a umidade, dificultando a corrosão.
A ancoragem se dá através da injeção de cimento, que forma um bulbo firmemente preso ao solo. Em casos de ancoragem em rocha, há travas que se abrem para se firmarem, a exemplo dos grampos usados pelos escaladores e as buchas que usamos em casa para fixar objetos pesados na parede.
Os tirantes possuem comprimentos longos e sua fixação no solo ou na rocha implica no uso de perfuratrizes. Algumas vezes estes tirantes são protendidos, de forma a criar uma tensão permanente, entre a cortina e o talude. O termo “cortina atirantada” se deve ao fato de que este tipo de contenção é delgado, diferentemente dos grossos muros de arrimo que funcionam devido a seu grande peso. Os tirantes podem ser provisórios ou definitivos.