LAUDO HIDROGEOLÓGICO

Visando a identificação de possível nascente em terreno, local da superfície topográfica onde emerge, naturalmente, uma quantidade apreciável de água subterrânea. Estes locais representam descargas naturais dos aqüíferos que alimentam normalmente os cursos de água, podendo eventualmente ser utilizadas para consumo humano. De acordo com a Resolução CONAMA 303/2002. Nascente é o local onde aflora naturalmente, mesmo que de forma intermitente, a água subterrânea.

Para a avaliação onde há presença de água no terreno e possibilidade de classificação do mesmo como nascente, são adotados os seguintes critérios e métodos:

  • Avaliação do levantamento planialtimétrico do terreno com identificação de curvas de nível que apresentam características de início de talvegue de corpo hídrico de drenagem superficial e subterrânea (aqüífero freático);

  • Realização de sondagens a trado na área com água, para obtenção do NA (Nível d’água) e perfil geológico do solo;

  • Nivelamento geométrico do NA das sondagens e do nível da água da nascente;

  • Identificação no terreno da drenagem do solo sentido da mesma;

  • Verificação da intermitência do fluxo d’água na área;

  • Identificação de possíveis contribuições de esgoto águas pluviais na área à montante do local onde há presença de água;

  • Avaliação de OD (Oxigênio Dissolvido) na água do ponto de acúmulo para identificação indireta de contaminação orgânica da água acumulada (esgoto).

 Com os dados levantados na área do terreno, em específico no local com presença de água, é possível concluir que se o mesmo apresenta água somente quando há a ocorrência de chuvas e apresentando-se seco em épocas de estiagem, caracterizando uma linha seca de drenagem. Além da água de origem pluvial, pode haver evidência de contribuição para o local de despejo de esgoto sanitário, proveniente de uma ou mais moradias próximas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *